As melhores dicas para saber como limpar Zinabre do chuveiro

 Zinabre é uma espécie de ferrugem que aparece em metais. Ele forma uma crosta verde que pode ser retirada com alguns materiais ou uma solução caseira. No caso do chuveiro elétrico, essa substância bloqueia a circulação da corrente elétrica até a resistência, fazendo com que esta pare de funcionar e até queime a peça.

Se você está com esse problema ou quer evitá-lo veja algumas dicas importantes mais abaixo e fique de olho no aparecimento do zinabre em seus terminais elétricos. Confira como limpar Zinabre do chuveiro!

 

bicarbonato

 

Receita Caseira X  Produtos Químicos

Para quase tudo existe uma receitinha caseira que resolve.  Um bom exemplo disso são os chás que curam até os problemas de saúde mais sérios. No caso do zinabre, muitas pessoas indicam o uso de produtos químicos que podem ser comprados em lojas de metais e até mesmo peças automotivas.

Estes de fato são eficientes, mas aqueles segredinhos alternativos, além de custarem menos para seu bolso, são bem mais fáceis de achar. Você sempre tem aquele ingrediente ou outro que usa no dia a dia então basta fazer uma mistura inteligente e retirar o zinabre do seu chuveiro.

Veja algumas alternativas caseiras para tirar o zinabre.

Bicarbonato de Sódio

Isso mesmo! Aquele mesmo bicarbonato de sódio que você utiliza para problemas no estômago são perfeitos para tirar zinabre de seus chuveiros. Basta misturar uma colher de sopa em meio copo de água e aplicar sobre o local com o componente e deixar agir por cerca de 3 minutos.

Depois é só usar uma escova de dentes velhinha (pois elas já estão com as cercas amaciadas) e escovar sem precisar fazer força. Caso a crosta de azinabre permanecer, deixe o bicarbonato mais um pouco e repita a operação.

Álcool Isopropílico

É um componente muito eficiente para retirar a pouca incidência de zinabre em seu chuveiro. Você não precisa aplicar o álcool sobre peça, pois pode danificá-la. Molhe uma flanela ou outro tecido do tipo e retire o zinabre esfregando bem o local. Isso pode ser feito para dar o acabamento do processo ensinado no tópico anterior ou para limpar pequenas sujeirinhas.

Vinagre Branco

É bem comum você receber a indicação para o uso de vinagre na limpeza do zinabre. Ele de fato retira toda a substância do chuveiro, mas não é correto o uso.  Como foi dito no início, o zinabre é uma espécie de ferrugens e isso é gerado pela oxidação do metal. Se você usa vinagre, que também é um ácido, ao invés de controlar ou sanar o problema, vai aumentá-lo e favorecer com que o zinabre apareça com muito mais frequência.

O segredo é usar uma base, como foi indicado com o bicarbonato de sódio. Então esqueça a dica do vinagre, que apesar de ser muito popular, não funciona de fato.

Limão e Mel

Não é muito comum, mas os mecânicos mais antigos apostam no limão misturado com o mel para dissolver o zinabre das baterias de carros. Sendo assim você também pode aplicar esta mistura sobre os seus chuveiros, sempre utilizando um pano sobre o local para ajudar a fixar ainda mais o produto. No final, escove bem para retirar o composto e caso seja necessário aplique novamente a mistura no chuveiro.

 

Com estas dicas simples, garantimos que vai saber como limpar Zinabre do chuveiro facilmente e de forma eficaz!



Deixe um Comentário