Como remover manchas de sangue

As manchas de sangue podem-nos complicar bastante a vida quando se trata de as remover, isto por causa da hemoglobina presente no sangue que quando atinge o ar se junta nas fibras da roupa.

Antes de aplicar a técnica, faça um teste num local pequeno e de pouca visibilidade para ter a certeza que o mesmo não danifica as fibras ou cor da roupa.

Duas noções importantes quando se trata de remover manchas de sangue são que quando mais rápido se efetuar a remoção da mancha mais fácil será removê-la e que nunca se deverá tentar tirá-la com água quente, já que a mesma só espalhará ainda mais a mancha.

O mesmo se aplica ao esfregar, que só empurrará ainda mais a mancha no tecido.

Material necessário para tirar manchas de sangue:

Para a remoção deste tipo de mancha você precisará de :

  • Água Fria
  • Sal
  • Uma Tigela Grande
  • Sabão (em barra) Suave
  • Toalhas Brancas Limpas
  • Peróxido de hidrogénio (água oxigenada)

Como remover a mancha de sangue:

Após ter tudo o que necessita, começe a remoção.

  1. Passe uma toalha limpa afim de remover o máximo de sangue. É extremamente essencial não esfregar a mancha neste processo que  consite em LIMPAR não em FRICCIONAR a mancha contra as fibras da roupa!
    Ao limpar a mancha sempre de fora para dentro impedirá que ela se espalhe para o exterior.
  2. Encha a tigela com a água fria.
  3. Deixe que a mancha na roupa absorva a água. Depois agite-a ao redor para soltar a mancha ou podes pôr também um pouco de detergente.
  4. Se a mancha ainda lá estiver, pode tentar deixar a mancha absorver a água fria de um dia para o outro. Se mesmo assim a mancha persistir passe para o próximo passo.
  5. Faça uma mistura de uma chávena de sal com metade de água. Deixa a mancha absorver a mistura por 30 minutos.
  6. Se a mancha continuar, passe a barra de sabão neutro no tecido e e esfregue em conjunto com as mãos a mancha.
  7. Se a mancha ainda assim persistir, experimente passar a água oxigenada com pancadinhas na mancha e enxague. Tenha cuidado porque o peróxido de hidrogénio pode danificar as fibras da roupa assim como a lixívia. Não remove a cor, mas pode enfraquecer o tecido.
  8. Quando a mancha tiver sido removida, lave a roupa por água fria seguindo a etiqueta de cuidados .
  9. Você pode querer secar a roupa para ter a certeza que aquando seca a mancha não fique percetível.

Se você secar a roupa no secador e a mancha de sangue não tiver desaparecido será impossível de remover já que se firmará com o calor.

Esperamos que estas dicas para remover as manchas de sangue lhe possam ser úteis, no entanto gostávamos que partilhasse mais alguma dica que nos ajudasse a remover com sucesso as manchas de sangue.



Deixe um Comentário