Tirar manchas da boca do Fogão


Como qualquer utensílio de cozinha, também o fogão deverá ser alvo de limpeza após a sua utilização, não apenas por uma questão de higiene, mas também de manutenção.

Tirar manchas da boca do Fogão

Assim, para que possa mesmo evitar o aparecimento de manchas no seu fogão, deverá lavá-lo sempre com uma esponja com água e sabão neutro. Se o seu fogão estiver realmente muito sujo, borrife com o produto para limpar fornos e deixe atuar por 15 minutos e depois limpe com agua quente.

Remover manchas da boca do Fogão eléctrico

Se tiver um fogão eléctrico, lembre-se de o desligar da corrente antes de proceder à limpeza ou remoção das manchas.

Para as bocas do fogão, comece pelas mais sujas ou impregnadas e coloque-as numa panela com vinagre e ponha a ferver. Quando isso acontecer, coloque então a menos suja. Deixe por um ou dois minutos e desligue o lume. Deixe arrefecer e depois verá que para as limpar, a sujidade estará bastante amolecida. Auxilie-se de um desengordurante caso se veja com necessidade para tal. Use uma esponja ajudada por uma palha-de-aço para remover os excessos. Passe com essa esponja mas outra palha de aço para limpar os bicos do fogão. Deixe secar ao ar um pouco e depois acenda todos os bicos para verificar se funcionam corretamente.

tirar manchas fogão electrico

Por outro lado, há quem use diretamente um esfregão palha-de-aço com pasta abrilhantadora nas bocas do fogão ou quem use um outro truque e proceda com a remoção das manchas com o limpa alumínios próprio da loiça.

Limpeza e remoção de manchas em fogão eléctrico

No caso dos fogões elétricos, deverá ter muito cuidado e atenção e proceder com uma limpeza e remoção de manchas menos agressiva. Use uma esponja ou um pano fino com água e sabão neutro, enxaguando logo de seguida e secando com um pano macio.

Nestes casos, está proibido o uso de qualquer tipo de ácido abrasivo ou produto tóxico, esfregões ou palhas-de-aço, isto porque estes produtos e acessórios deixam marcas e mesmo riscos no inox, o que por sua vez é um ponto de partida para o aparecimento de futuras manchas.

Nunca, mas nunca mesmo, deverá de qualquer forma proceder à limpeza ou utilizar água enquanto o fogão estiver quente, pois mudanças bruscas de temperatura podem provocar rachas no próprio esmalte. Além disto, também está totalmente proibido o molhar dos bicos do fogão pois irá provocar ferrugem. Limpe antes os bicos com uma esponja ou pano fino. Mesmo assim, deverá secá-los de imediato, caso contrári, também não irão funcionar e podendo mesmo originar um curto-circuito do sistema.

Limpe o Inox do fogão após usar

Por regra, lembre-se de limpar a parte de inox do seu fogão logo após usá-lo ou, então, quando estiver a lavar a loiça da refeição.

Sabão de côco para nódoas mais ressequidas

Caso se depare com manchas mais ressequidas ou manchas mais persistentes, use sabão de côco. Tire as bases dos bicos do fogão e coloque-os a ferver. Junte bocadinhos do sabão de côco e deixe ferver. Depois, basta deixar arrefecer para poder limpar os bicos.

Mesmo que o seu caso seja de um fogão a gás, os bicos e bocas do fogão poderão ficar a brilhar se os salpicar com limão enquanto quentes e esfregando-os com uma esponja e sabão de côco.



1 Comentário para “Tirar manchas da boca do Fogão”

Escreva a sua dica

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>