Tirar manchas de balcão em Inox

Quantas e quantas vezes já não nos perguntámos de como fazer desaparecer aquelas manchas do balcão de inox que tão feio o tornam?

Tirar manchas de balcão em Inox

Em regra, a limpeza deve ser feita com água, sabão neutro e uma esponja macia, sempre que usa o balcão. Para ter a possibilidade de tirar manchas eventualmente mais teimosas, proceda à limpeza utilizando o detergente comum.

Qualquer que seja o tipo de mancha que enfrenta no seu balcão de inox, nunca se esqueça que não pode utilizar, jamais, esfregões ou esponjas tipo palha-de-aço pois, não só irão deixar arranhões no balcão, como também deixarão partículas minúsculas que poderão vir a provocar manchas para as quais não haverá opção de remoção.

Uma opção que tem numa necessidade de remover uma mancha mais teimosa é um pouco de bicarbonato de sódio ligeiramente humedecido com vinagre de maçã. Com esta mistura, lave o balcão (ou uma qualquer peça em inox) normalmente, secando-o depois com um pano limpo e macio.

Manchas de água em balcão de Inox

Se tiver manchas de água, utilize álcool ou vinagre branco. Depois de lavar, passe um pano com álcool para devolver o brilho natural ao seu balcão. Se, por outro lado, o balcão já estiver velho e com bastante uso e, por isso, opaco, lave-o com sabão em pó.

Tirar manchas de balcão em Inox

Há especialistas químicos que referem que o uso de ácido nítrico (HN03) é um grnade aliado do inox. Este é um ácido mineral que não danifica o inox e que pode ser a solução quando outros procedimentos não tiveram a capacidade de remover as manchas do balcão.

De qualquer forma, deverá evitar o contacto do inox com outros metais, especialmente se se tratarem de alumínio e cobre, como são os materiais de que são feitos grande parte dos utensílios de cozinha. O mais recomendável, nestes casos, é misturar uma parte de ácido nítrico com nove partes de água. (não se esqueça das luvas de borracha e proteção para os olhos também é aconselhável). Guarde a mistura em recipientes de vidro e longe do alcance de crianças. Se o ácido entrar em contacto acidental com a pele, lave com água em abundância a zona afetada.

Manchas em Inox

Caso se depare com uma sujidade normal, sem grandes manchas ou manchas pouco incrustadas, aplique a seguinte mistura: gesso ou bicarbonato de sódio dissolvido em álcool, até formar uma pasta. Use um pano macio para passar no balcão em inox. O que deverá evitar é fazer movimentos circulares, no cas de ter um balcão polido. Depois, bastará enxaguar com bastante água morna e secar com um pano macio.

Por outro lado, se se deparar com manchas mais antigas e teimosas, passe em primeiro lugar uma passagem com a mistura de detergente com água quente, ou opte por uma mistura que contenha amoníaco e água quente. Se isso não amolecer os resíduos queimados que impregnam o balcão, recorra a um produto mais abrasivo, como a soda cáustica (ou produtos de limpeza para a cassa que contenham este componente). De seguida, proceda à limpeza como se se tratasse de uma mancha mais ligeira (como acima referido) e poderá repetir, caso ache necessário. Por fim, enxague e proceda à limpeza como normalmente.



Deixe um Comentário