Tirar manchas de carpetes

Como sabemos, lavar tapetes e carpetes costuma ser trabalho para profissionais. Mas é com uma manutenção básica que poderemos prevenir manchas irrecuperáveis. Basta termos os produtos certos.

Seguem-se algumas dicas de como tirar manchas de carpetes.

Dicas de limpeza

Acontece que a verdade é que esta nunca deixa de ser uma tarefa árdua, em especial no caso de se tratar de carpetes em tons mais claros e com maior probabilidade de adquirirem manchas e sujidade. O fundamental é que saiba o tipo de carpete que tem, pois cada material tem características diferentes, pelo que os modos de limpeza também serão diferentes.

A regra mais importante no que toca a tirar manchas de carpetes é a ação no imediato, por forma a prevenir que as fibras absorvam a sujidade. Para facilitar a limpeza, saiba que deverá esfregar a mancha ou saiba que poderá correr o risco dela se espalhar, o que poderá dar origem a estragos irreversíveis.

manchas-carpetes2

Outro fator a ter em conta é que também os procedimentos para a limpeza de manchas com produtos líquidos ou sólidos são diferentes. Caso opte pelos líquidos, saiba que deverá colocar sobre ele, de imediato, um papel absorvente para retirar o excesso e limpe com um pano húmido e sabonete neutro. Por outro lado, no caso de sólidos, saiba que deverá raspar suavemente o mais que puder, mas sem esfregar.

Mas, em qualquer dos casos, há que limpar, e sempre, as beiras das manchas de fora para dentro, por forma a evitar que ela se espalhe e fique ainda maior. Nunca use tira-nódoas ou qualquer outro produto químico antes de retirar o mais que puder dos resíduos sólidos.

Para tirar manchas de carpetes provocadas por café, misture uma parte de vinagre branco para duas partes de água e depois passe uma esponja com esta mistura na carpete, sendo que para secar, o deverá fazer com um pano limpo e seco. Passe, então, uma esponja com água limpa para enxaguar, sendo que poderá repetir o processo até que o café seja removido por completo.

No caso de ter de tirar manchas de bebidas alcóolicas, terá de preparar uma solução de limpeza caseira feita de dois copos de água fria e uma colher de sopa de detergente líquido. Em seguida, esfregue bem a mancha até que o líquido seja absorvido. Se tiver necessidade, repita estes passos até que a mancha desapareça. Para terminar, limpe com um pano e água limpa.

Para remover manchas de vinho tinto, comece por tirar o maáximo de líquido que puder, com um pouco de sal a cobrir a mancha e deixe atuar por 15 minutos. Posteriormente, deverá limpar toda a área afetada com uma mistura de 1/3 de vinagre e 2/3 de água.

Para tirar manchas de carpetes de chocolate, enxugue rapidamente passando um pano molhado em água quente. Caso não saia, esfregue gelo, com paciência, forrando antes o avesso da carpete com um pedaço de pano. Por fim, para remover manchas de doces e açúcar, bastará esfregar uma esponja molhada numa solução de água e álcool.



Deixe um Comentário