Tirar manchas de caruncho


Existem tipos de bichos que, quando aparecem fazem mais do que só chatear, como é o exemplo do caruncho. Este bicho afeta, em regra, a madeira mas, para quem não sabe, também poderá estragar as nossas roupas, desde deixar buracos (como a traça) ou mesmo deixar manchas pretas. Por tudo isto será importante sabermos como tirar manchas de caruncho.

Para quem ainda não sabe, existem vários métodos de limpeza contra este tipo de manchas, que nos permitem recuperar as nossas roupas.

Seguem-se algumas dicas.

Dicas de limpeza

A primeira hipótese que temos é a de misturar uma colher de sopa de água oxigenada, um pouco de bitratarato de potássio e pasta de dentes branca e, depois de tudo misturado, esfregar a solução na nódoa.

Caso isto não resulte, poderá molhar os tecidos em duas chávenas de chá de perborato de sódio diluído em dois litros de água. Caso prefira com elementos mais tipicamente caseiros, poderá misturar limão e sal fino e esfregar na mancha. Saiba que poderá repetir estes processos tantas vezes quantas as necessárias para que a mancha desapareça.

Apenas de notar que estas opções não poderão ser aplicadas na madeira, pois ela deve ser tratada com um produto especial e próprio que se encontra em lojas da especialidade.

Um método que também é muito utilizado para tirar manchas de caruncho é a utilização de álcool. Se optar por este, use 200 ml de álcool e esfregue na nódoa, sendo que este método poderá ser aplicado em qualquer tipo de roupa.

Mas, também há quem use leite para tirar manchas de caruncho. Para tal, deverá colocar a parte manchada em leite a ferver e aguarde até que desapareça. De seguida, lave a zona com água e vinagre branco. Quando tiver terminado, lave a roupa com sabão natural. Se estiver a lidar com peças de seda, no final lave apenas com água fria, ou poderá mergulhar o tecido em leite e deixar a secar ao sol para que a mancha desapareça.

Mas, para o caso de estar a ponderar tirar manchas de caruncho com detergente, também pode ter sucesso. Basta colocar duas colheres de detergente em água e duas colheres de lixívia e mergulhar a peça de roupa, deixando a repousar por algumas horas e só depois esfregar na zona manchada. Depois da mancha desaparecer, então lave a roupa como normalmente.

Para quem quiser optar pelo sumo de limão, ele é mais eficaz a tirar manchas de caruncho de roupa colorida, pelo que deverá misturá-lo com sal e vinagre branco a aplicar na nódoa, sendo que depois deverá colocar a roupa a secar ao sol até a mancha desaparecer.

Um último método de tirar manchas de caruncho é o uso de lixívia. Coloque um pouco na zona afetada e esfregue por uns minutos e depois poderá passar a roupa por água limpa antes de deixar a peça a secar. Se a mancha não tiver desaparecido por completo, coloque o tecido em água a ferver com detergente em pó e deixe de molho até que a mancha então desapareça.



Escreva a sua dica

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>