Tirar Manchas de tinta à base de Água


A quantidade de situações com que nos deparamos com manchas na roupa é quase inesgotável. Sejam manchas de comida, de sumo, de graxa ou de tintas, são sempre situações desagradáveis pois implicam um tratamento redobrado na roupa, com a preocupação de não danificá-la.

Tirar Manchas de tinta à base de Água

No caso das manchas de tinta, esperamos que caso aconteçam, sejam de tintas feitas à base de água, pois nestes casos, a remoção das nódoas da roupa ou de qualquer tecido manchado é mais facilitada.

tinta à base de Água

Deixe a nódoa secar

Em primeiro lugar, e mais uma vez, é de extrema importância não permitir que a mancha seque. Deverá, de imediato, enxaguar a peça de roupa ou de tecido em água morna. Aplique um tira-nódoas à base de enzima com água morna sobre a mancha. Deixe por algum tempo e lave posteriormente a peça. Convém deixar que a peça seque pendurada ao sol.

Se a nódoa de tinta for persistente, coloque detergente diretamente sobre a zona afetada. Depois, coloque a peça de molho em água quente e deixe de molho durante a noite ou, pelo menos, durante dez horas. Esfregue de novo com um pouco do detergente para a roupa e passe por água corrente. Caso pretenda, lave a peça posteriormente como de costume.

Tirar manchas de tinta PVA

Quantos e quantos casos não se dão de manchas provocada por tinta PVA, uma tinta também feita à base de água, mas com mais especificações? Não terá com que se preocupar, pois deverá ser suficiente lavar normalmente, sendo que a diferença é que terá de lavar a peça à mão e ir esfregando.

tinta PVA

Quando estiver a tratar da zona afetada, coloque um pano por baixo da zona da nódoa para evitar o escorrer da tinta e, assim, aumentar ainda mais a zona manchada. Depois de colocar o pano por baixo, arranje um outro pano e coloque acetona pura (que não é a mesma que a utilizada para as unhas) ou aguarrás. Mas não coloque a peça de molho pois isso apenas irá provocar o alastrar da mancha. Tente, sim, retirar ao máximo esfregando apenas a zona manchada.

Para este procedimento de um pano por baixo da zona manchada, pode também utilizar um produto como o Vanish líquido, que pode ser inclusivé usado em tecidos coloridos. Neste caso, experimente esfregar o produto sem qualquer mistura na mancha, mas com uma escova de dentes e ir retirando o excedente com um outro pano limpo e seco.

Tirar Manchas de tinta guache

Com tantos tipos de tinta, não nos devemos esquecer do tipo de tinta das mais comuns em trabalhos manuais, e mesmo utilizada nas pinturas das crianças: o guache. Apesar de ser solúvel em água, a remoção de uma mancha de tinta de guache vai depender, e muito, do tipoe marca de tecido em que caiu a tinta. Conseguirá surtir efeito se deixar a peça de molho e passar com uma escova macia, ou mesmo escova dos dentes, e esfregar a zona afetada com cuidado para que não danifique o tecido. Verá que, após algumas lavagens, a tinta sairá.



1 Comentário para “Tirar Manchas de tinta à base de Água”

  1. Se por acaso a mancha de tinta estiver seca, como faço pra tirar.

Escreva a sua dica

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>