Tirar manchas do Lavatório da Casa-de-Banho

A casa-de-banho é um dos locais da casa cujo ambiente necessita de grande atenção em termos de higiene, de modo a evitar maus cheiros e acumular de sujidade. Por isto, deverá ser lavado todas as semanas e mantido limpo diariamente.

De modo a que as cerâmicas não oxidem, temos à nossa disposição, como para o resto da casa, produtos dissolventes próprios que eliman os germes e que permitem a desinfecção dos canos, das torneiras, da própria sanita e dos demais utilitários.

Manutenção, Limpeza e Desinfecção do Lavatório da Casa-de-Banho

Como sabemos, também existem soluções caseiras que permitem a manutenção, limpeza e disenfeção desta divisão da casa. Existe uma mistura que podemos fazer e que permite o manter a sanita, lavatório e banheira brilhantes e limpos, não prejudicando sob forma alguma a canalização nem os sistemas sépticos. Faça uma mistura muito concentrada de detergente, ácido inorgânico, um agente humificador e um produto aditivo. Isto irá dissolver eventuais incrustações orgânicas e manchas.

manchas do Lavatório da Casa-de-Banho

Entupimento do Lavatório

Também acontece termos de nos deparar com um entupimento do lavatório. Também para estas situações não é necessário gastar grandes quantias de dinheiro nem chamar um profissional para o fazer.

  • Tape o ralo para evitar a saída da água, enquanto stiver a arranjar / executar este procedimento.
  • Coloque umas luvas de borracha e remova o reservatório (copo) que fica por debaixo do lavatório. De seguida, deite no lixo a sujidade que se aí se encontrar e lave a peça com bastnate água e sabão.
  • Volte a colocar o reservatório ou copo no sítio, com cuidado para se certificar de que fica bem colocado para evitar surpresas. Não se esqueça, caso seja esse o seu caso, de também limpar o armário onde está colocado o lavatório.
  • Verá que fica limpo e pronto para voltar a usar. Pode, finalmente, remover a tampa e utilizar o lavatório à vontade.

Caso o seu lavatório esteja escurecido e / ou com manchas, poderá limpá-lo, branqueando-o. O procedimento que se explica de seguida também pode ser aplicado à banheira. Limpe o lavatório, seja ele mais antigo ou não, de esmalte ou não, com uma pasta caseira composta por duas partes de bicarbonato de sódio e uma parte de água oxigenada. Espalhe a pasta no lavatório e deixe aturar por cerca de 30 minutos. De seguida, esfregue bem e lave com água. Esta limpeza não só irá limpar o seu lavatório, como também irá limpar os próprios canos.

Eliminar manchas de calcário com vinagre

Há quem aproveite a necessidade da limpeza do lavatório para usar vinagre e eliminar as manchas de calcário. Feche o lavatório com a tampa e coloque vinagre no fundo do mesmo. Deixe repousar cerca de 10 minutos e depois bastará limpar com um pano húmido. Caso pretenda eliminar algum eventual odor do vinagre, pode passar e limpar com o produto de limpeza habitual.

Eliminar manchas de ferrugem no lavatório

Também para eliminar manchas de ferrugem (além das de calcário), pode usar qualquer um produto de limpeza, desde que seja ultra concentrado e indicado para remover as incrustações. Deixe o produto atuar conforme as indicações da embalagem e remova-o, depois, com uma esponja. Retire a solução e enxague com água.

Para que possa devolver o brilho ao seu lavatório, coloque lixívia normal em todo o lavatório e deixe atuar durante algumas horas. Depois, bastará limpar com uma mera passagem de água corrente e verá o resultado.


Escreva a sua dica

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>