Tirar manchas de roupa de algodão

O algodão é o material mais usado para o fabrico de têxteis  principalmente roupas, dada a sua consistência e comodidade. E é também um dos tecidos mais laváveis e que oferecem mais resistência tanto a altas como baixas temperaturas. Estes e outros factos levaram a que o algodão vingasse na indústria têxtil, ultrapassando a produção de lãs ou licras. Mais importante do que isso tudo, são os baixos custos de produção, uma vez que o algodão deriva da planta de algodão, produzida em massa com o propósito da industrialização.

Manchas em roupa de algodão

Posto isto, as nossas roupas de algodão, por mais resistentes que sejam, estão sempre sujeitas às mais diversas ocorrências, como é o caso do aparecimento de manchas e nódoas. Nestes casos, convém saber tratá-las para que não perca as peças de roupa.

Tirar manchas de roupa de algodão

Certos tipos de manchas podem parecer complicadas de se remover e é necessário ter atenção ao método como as removemos, pois o algodão não é indestrutível e pode sofrer danos com o excesso de lavagens. Portanto, deve usar o método mais correcto inicialmente para não ter que repetir lavagens após lavagens.

Umas das lavagens básicas para remover manchas e nódoas dos tecidos de algodão é ferver esses mesmos tecidos em água durante 10 minutos, com uma solução de sal e bicarbonato de sódio. Esta é a regra mais básica e que geralmente é eficaz. Também pode ser usado o limão, ou aplicando directamente na mancha, ou então usar numa fervura, onde deverá colocar algumas rodelas. Atenção que este último método é aconselhado apenas para roupas brancas. Depois de fervida a roupa, passe por água fria e esfregue e mancha com sabão. Deve ser suficiente para eliminar os restos que ainda persistem.

No geral, usar detergentes com amoníaco ou um detergente normal com água, resulta.

Quando se tratam de manchas específicas e mais difíceis de remover, pode igualmente usar-se detergente. Pode usar mesmo o seu detergente da louça, bastante eficaz contra manchas oleosas, por exemplo.

Produtos para Remover Manchas

Há determinados produtos específicos para manchas mais difíceis, como é o caso de:

  • Água oxigenada para a remoção de manchas como manchas de sangue:
  • Acetona para remover manchas deixadas pelos vernizes;
  • Leite para as manchas de vinho. O método é ferver o leite e colocar a peça de roupa dentro do recipiente enquanto ferve;
  • Pó-talco para remover manchas gordurosas. O pó-talco serve para absorver o excesso de gordura. Caso não tenha, use um substituto como a farinha ou então sal fino;
  • Álcool para remover manchas de variados tipos de tinta;
  • Vinagre branco, um dos produtos mais utilizados para a remoção de qualquer tipo de manchas. No entanto, é mais utilizado quando se trata de manchas como as causadas pelo suor nas camisolas. A acidez do vinagre actua contra aquelas manchas amareladas. O método é deixar a roupa em água quente e vinagre branco;
  • Limão. O limão, a par do vinagre branco, é também muito procurado para remover nódoas. Há quem use limão ao invés do vinagre branco na remoção de manchas de suor;
  • Vaselina. A vaselina é eficaz na remoção de manchas de batom.

Se tiver cuidados redobrados com a sua roupa de algodão, não terá problema em remover as manchas com facilidade. Assim que der conta que tem uma mancha, vá de imediato tentar removê-la, pois quanto mais tempo passar, pior será.



5 Comentários

  1. Elaine cuevas Reply
  2. Ana Terra Reply

Deixe um Comentário